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Top10: Aberturas de games


Mesmo esquecidas e solenemente ignoradas por muitos (quem é que, na ânsia por iniciar logo a jogatina, não aperta o start sumariamente?), as aberturas vêm ganhando cada vez mais destaque nos games atuais. Grande parte dos budgets milionários é reservada especificamente para as chamadas cutscenes, cenas que contam a história do jogo (onde geralmente não há interação nenhuma) sendo que a mais importante sempre é a abertura. Casos recentes como MGS2, Onimusha 3 e Lost Odyssey comprovam que uma abertura bem executada nunca é demais, servindo para familiarizar o jogador com o enredo e a ambientação, além de mantê-lo empolgado com as cenas cinematográficas - mas é claro que elas quase nunca traduzem a real jogabilidade.

Nessa lista, procurei adicionar as aberturas mais impressionantes que já vi, tanto artisticamente quanto tecnicamente, excluindo os jogos pré-32 bits. Naquela época, eram raras as aberturas que destoavam do resto, até pela limitação de memória dos cartuchos. Com o advento da mídia CD dos consoles PS1 e Saturn, começaram surgir aberturas em cg e anime, muito mais elaboradas. Algumas produtoras, como a Square, a Namco e a Blizzard, até se especializaram nisso. E por falar da Namco, a posição nº 1 não podia dar outra...

1. Soul Edge

Considerada por muitos como a melhor abertura de todos os tempos. Um título questionável, mas é inegável o esmero com que a Namco tratou o port de Soul Edge para o PSOne. Na época (1996) foi um marco, com uma música envolvente, cenas de luta estupendas, e coreografia na medida, graças à edição primorosa. Hoje em dia a empresa rivaliza com a Square-Enix como uma das maiores produtoras de Cgs do mundo gamístico. Foi a primeira vez em que a famosa frase "Transcending history and the world, a tale of souls and swords, eternally retold" foi pronunciada, tornando-se marca registrada da série Soul.

2. Onimusha 3

Lembro-me ainda hoje do dia em que vi essa abertura, na TV 42' de uma loja de games. Fiquei simplesmente paralisado e em choque, pois o nível de produção chegava a rivalizar com as grande produções hollywoodianas. Durante 6 minutos (!) o que vemos é o samurai/ninja/guerreiro-japonês-whatever Samanosuke (interpretado pelo galã sino-japonês/nipo-chinês Takeshi Kaneshiro) infiltrando-se na base de um exército de demônios e tocando a maior zona, com muita ação desenfreada e duelos estilosos de espada. Para produzir esta obra de arte, a Capcom contratou o estúdio Robot, especializado em Cgs, que trabalhou em títulos como Baten Kaitos, Resident Evil 0 e Clock Tower 3.

3. Final Fantasy VIII

Dispensa apresentações. É considerada como a melhor abertura já produzida pela Square. A épica música "Liberi Fatali" também ajuda muito a compor o clima. Aliás, FFVIII foi o que teve as melhores cenas em Cg de toda a série. Pena que o jogo em si era bem mais ou menos.

4. Shadow of the Colossus

Um jogo que transparecia minimalismo em todas as vertentes. É assim que se podia resumir Shadow of the Colossus, na minha opinião um dos grandes clássicos da história dos games. Sua abertura deixava bem claro o feeling da história: você está só, numa bela porém inóspita região, tendo somente a companhia de seu fiel cavalo para transpor os desafios. A música, cortesia do compositor Kow Ohtani, é magistral. É a única abertura desta lista (além de MGS2) que não é em Cg/desenho animado, utilizando cenas da própria engine.

5. Final Fantasy X

Não acho que essa abertura tenha a mesma emoção dos anteriores, mas está aqui porque foi a primeira que realmente mostrou o poder do PS2. Os detalhes na cidade, na água e nos personagens eram incrivelmente fantásticos. Tanto que até hoje a Square não conseguiu se superar - a abertura de FFXII é tosquinha, se comparada.

6. Tales of Destiny

Uma das primeiras aberturas em anime que surgiram no PSOne, em 1997. A qualidade da animação é impecável, ainda estou pra ver algo tão bem desenhado e sincronizado com a música ("Yume de Aru Yoni", do grupo de jpop antigão DEEN). Produzido pelo estúdio Production I.G, que depois ficaria mundialmente famoso pelos animes Ghost in the Shell, Blood the Last Vampire, PatLabor, dentre outros.

7. Gran Turismo 2

Nunca antes os carros foram retratados tão realisticamente como em Gran Turismo, um jogo feito para o mais ardoroso fã de automóveis. E um jogo desse porte precisava de uma abertura a altura. GT1 já possuía uma fantástica, mas em GT2 a Polyphony realmente se superou: cenas de corridas antigas intercalam-se com atuais, enquanto várias máquinas desfilam ao som de solos de guitarra fusion. Totalmente excelente.

8. Lunar: The Silver Star Story Complete

Essa abertura, apesar de não ser muito boa tecnicamente, é sempre lembrada com carinho por gamers do mundo inteiro. Não tem como não torcer pelos personagens Alex e Luna. Aqui vai uma citação do Gamerhelp que traduz exatamente a sensação de quem jogou Lunar: "As much as we love violent, gritty video games, you have to hand it to the guys at Working Designs to create such a happy little game. There is no way you can watch the following intro movie and not instantly have a better day."

9. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

A característica mais famosa da série Metal Gear é sua dramaticidade, que só é possível por conta da geniosidade do produtor superstar Hideo Kojima. Algumas cenas são tão cinematográficas que fica quase impossível distinguir se é um jogo ou um filme. Isso fica muito evidenciado na abertura de MGS2, com a fantástica trilha sonora composta por Harry Gregson-Williams, empolgante até dizer chega. Um marco das aberturas para games, freqüentemente utilizada para acabar com a discussão "videogame é coisa de criança".

10. Lost Odyssey

Abertura bem ao estilo Hironobu Sakaguchi, com um clima épico que lembra bastante o filme Final Fantasy: Spirits Within. Nela, dois grandes exércitos degladiam-se até a morte, utilizando uma mescla de equipamentos medievais e maquinário bélico. De repente, um guerreiro solitário surge em meio a batalha, destroçando quem encontra pela frente. Até que cai um meteoro (?) aniquilando a tudo e a todos. Único dos games citados que ainda não joguei, mas pretendo.

Durante o processo de seleção dessa lista, acabei me lembrando de várias outras aberturas sensacionais. Mas como era um top10, elas ficaram de fora. De qualquer forma, posto elas aqui como agregadas, sem ordem de preferência.

Grandia


Final Fantasy XII


Star Ocean: Till the End of Time


Três grandes exemplos de aberturas onde o jogador é imerso em um mundo totalmente novo, e tem um vislumbre da grande aventura que o aguarda.

Parasite Eve

Não sou muito fã das aberturas "preguiçosas", aquelas que se utilizam somente de colagens de cenas do jogo (nas quais os americanos são mestres). Mas a Square o fez com perfeição, e a música techno de fundo é bem legal.

Gran Turismo 4

Uma versão aprimorada da abertura de GT2, porém com gráficos infinitamente superiores e a "Panama" do Van Halen tocando ao fundo.

Armored Core: Last Raven

Uma abertura que nos mostra como seria uma realidade onde robôs gigantes fossem utilizados em guerras. Não que Jaspion e demais heróis japoneses não tenham mostrado isso antes. Mas robô gigante nunca é demais.

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Imagem do dia: ownado pelo próprio pai


Deve ser uma lei imutável da natureza:

a mãe rula o filho
o pai rula a mãe
logo, o pai rula o filho.


[Atualizado]

sushis diz:
noss, se eu fosse ele já mandava um "who's your daddy, biaatch!"

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Músicas que não podem faltar no Guitar Hero | Parte 1: Guilty Gear!


Não, o Vincent não tem nada a ver com o post.


Inspirado pelo fantástico Hadouken, resolvi fazer também minha própria lista com músicas que dariam um ótimo repertório pro Guitar Hero.

Ao vasculhar meu acervo pessoal, percebi que essa lista ficaria extremamente extensa. Analisando bem, daria para dividi-la em vários grupos: game music, rock instrumental e rock "normal" (cantado). Porém, só a seleção de game music teria mais de 30 músicas, então resolvi dividi-la também.

Mas por que diabos eu criei uma categoria separada para músicas instrumentais? O fato é que nunca entendi muito bem essa minha predileção por músicas sem vocais - um solo de guitarra me empolga muito mais que um refrão pegajoso. Talvez seja o trauma por ter escutado tantas bandas ótimas com vocalistas horríveis (gothic metal, estou olhando para você!)

Detalhe: a maioria das músicas citadas são muito desconhecidas, então tomei o cuidado de criar alguns vídeos no Youtube e uploadar a maioria no GoEar, porque não há nada mais difícil do que tentar descrever uma música sem que se possa escuta-la. Outra curiosidade: muitas dariam tão certo em Guitar Hero que já existem até as famigeradas custom songs, que também incluí dentro dos posts.

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Músicas que não podem faltar em Guitar Hero, parte 1: Guilty Gear!


Prologue - Shout & Burning (Guilty Gear)

Música que me fez apreciar heavy metal e solos de guitarra, ainda durante a adolescência (quase dez anos atrás). É incrível como, até hoje, ainda me impressiono com a energia que ela me transmite. Começa um pouco lenta, com um riff que vai aumentando o clima da porrada que está por vir. Logo se transforma numa profusão de duelos, cada guitarrista querendo solar mais fodasticamente que o outro. Até que, aos 2min e 27, entra um solo realmente empolgante, daqueles que dá vontade de parar tudo e mandar ver um air guitar. Tudo nessa música é perfeita, até o timbre das guitarras está no nível exato, dando bastante energia e punch. Sua composição ficou a cargo de Daisuke Ishiwatari, guitarrista que também é o idealizador de toda a série de jogos de luta Guilty Gear. Na minha opinião, a trilha sonora do primeiro GG é sua obra-prima, tanto que várias de suas canções foram reaproveitadas em títulos posteriores, porém sem a mesma energia.

Suck a Sage (Guilty Gear)

Desta vez o guitarrista-base está mais contido em seu papel, o que acaba evidenciando ainda mais os solos empolgantes do guitarrista-solo. O speed-metal combina perfeitamente com o personagem Chipp Zanuff, que é o mais rápido e acrobático do elenco, e ajuda na hora de mandar aqueles combos button-mashing-non-stop-sem-noção. Escute apenas a versão do primeiro GG - a harmonia base foi cortada nas versões posteriores.

Holy Orders (Be Just or Be Dead) (Guilty Gear)

Talvez a música mais conhecida da série Guilty Gear, não poderia ficar de fora. Mais uma vez, a versão original é muito melhor, com harmonias do guitarrista-base, órgãos ao fundo e muitos solos.

Writhe in Pain (Guilty Gear)

Mais um tema clássico de Guilty Gear. Aqui as guitarras ficam em segundo plano e o órgão é mais evidenciado. Porém, isso faz com que o solo seja muito, muito marcante. Talvez o solo mais melódico da série. Na minha opinião, muito melhor que "Holy Orders" (até por ter um nome muito mais interessante, "Contorcendo-se em Dor" na tradução literal). Uma das minhas favoritas.

Death and Republic (Guilty Gear)

Música que toca durante o prelúdio da luta contra a última chefe, Justice (sim, é uma mulher). Por durar apenas 1:18, cairia muito bem para a abertura de um Guitar Hero.

Meet Again (Guilty Gear)

Mais uma composição de Daisuke Ishiwatari para o primeiro Guilty Gear (e que ficou horrível em Guilty Gear X e XX). Fas jus ao título de música-tema da chefe apelona Justice, com corais e um clima épico à la Rhapsody. Depois de escutá-la eu finalmente entendi o que significa a expressão "screaming guitars"...

A Fixed Idea (Guilty Gear)

Música tema do personagem Testament. Curiosidade: no começo eu achei que era uma mulher (aliás Guilty Gear é pródigo em personagens andrógenos) e até fiz alguns fanarts.

Conclusion (Guilty Gear)

Assim como em Street Fighter (Ryu e Ken), Fatal Fury (Terry e Geese) e King of Fighters (Kyo e Iori), em Guilty Gear também temos os heróis/antagonistas (no caso, são Sol Badguy e Ky Kiske). E em todas as vezes em que os dois personagens se enfrentam, uma música especial é tocada. No primeiro Guilty Gear, essa música é a Conclusion. Nem preciso dizer que as versões mais novas são bem ruinzinhas ("No Mercy" e "Noontide").

Love Letter From (Guilty Gear)

Tema tocado durante os créditos de Guilty Gear. Provavelmente a música de staff roll mais pesada da história dos games.

Awe of She (Guilty Gear X)

Uma das músicas que mais brilharam na trilha sonora Guilty Gear X: Heavy Rock Tracks. Ela tem uma levada mais gothic e melódica, praticamente um Nightwish instrumental. Apesar de enjoar um pouco no fim.

Bloodstained Lineage (Guilty Gear X)

Já essa música de GGX:HRT, tem uma pegada mais thrash e mais pauleira. Um feeling totalmente diferente do resto do album.

Burly Heart (Guilty Gear XX)

Quer tornar uma música mais pesada? "É só diminuir o ritmo" muitos diriam. E não é que é verdade? Burly Heart é o tema de Potemkin, presente desde GGX. Mas em GGXX ela se tornou muito mais interessante quando deram um slow down e o solo ficou com um peso animal. Uma das melhores.

Boom Town Blues (Guilty Gear XX)

Não sei se é impressão minha, mas os músicos japoneses (os roqueiros obviamente) têm um dom incrível que é imbutir heavy metal nos mais variados estilos. Essa música é muito interessante, é um bluezão tradicional mas com guitarras extremamente pesadas.

A Simple Life (Guilty Gear XX)

Não sei direito porque gosto dessa música, mas a simplicidade dela (e os riffs pegajosos) me fizeram colocar nessa lista.

Revelations (Guilty Gear XX #Reload Korean Version)

Parece que Guilty Gear é bem popular na Córeia do Sul, tanto que adaptaram Guilty Gear XX #Reload pra lá. E aproveitaram e chamaram a banda N.EX.T (pros adeptos de Pump it Up, é a banda que toca a canção "Lazenca, Save Us") pra compor e tocar a trilha sonora. E não é que em algumas músicas eles conseguirem manter o legado de Daisuke Ishiwatari? "Revelations" é a melhor do OST na minha opinião, com solos bem empolgantes.

The Day of Judgement (Guilty Gear XX #Reload Korean Version)

Aqui vale a observação da "Burly Heart": músicas mais lentas igual a mais peso. O solo ficou muito legal.

Riches in Me (Guilty Gear Isuka)

Guilty Gear Isuka certamente não possui a melhor trilha sonora da série, mas ganha fácil quando o quesito é "nomes de músicas bizarros" - WTF quer dizer "Riches in Me"?? Ela começa com um riff cavalgado estilo Iced Earth, e continua com solos que lembram bastante algumas músicas de Megaman (ou seja: awesome!)

Keep Yourself Alive 3 (Guilty Gear 2 Overture)

Música da trilha sonora de Guilty Gear 2 Overture, novíssima, lançada no começo de 2008. Nunca gostei muito dela nas versões anteriores, porém agora Daisuke Ishiwatari conseguiu me surpreender novamente, incluindo uma roupagem mais hard rock e deixando-a com uma cara totalmente diferente. Recomendado.

The Re-coming (Guilty Gear 2 Overture)

Mais uma excepcional faixa de GG2O, um heavy metal tradicional mas não menos empolgante.

E é isso. Não perca na próxima semana, a segunda parte com músicas de Castlevania, Gran Turismo, King of Fighters e muitos outros. Até lá.

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