Essas coisas me deixam triste e puto ao mesmo tempo.

- Primeiro, o que me deixa triste.

Cá estava eu zapeando pelo ótimo Mashable, quando me deparei nesta notícia estarrecedora.

Um programador iniciante de 29 anos, residente de Vancouver, criou no ano passado um site chamado Plenty of Fish, para treinar a linguagem que ele estudava no momento (ASP).

Diferente de outros sites de encontros como o Match.com ou o True.com, ele não cobra nada para as pessoas se cadastrarem, o que tornou Plenty of Fish relativamente popular, com cerca de 600.000 usuários cadastrados. Como ele faz toda a manutenção sozinho, praticamente não há nenhum tipo de suporte técnico - apenas um forum onde supostamente todas as dúvidas dos clientes são sanadas, no qual ele passa DEZ míseras horas de sua semana.

O design do site é totalmente lamentável. Não existe nem mesmo um script para redimensionar as fotos do usuários, gerando uma infinidade de fotos esticadas, borradas e enfim. Parece realmente um projeto amador.

Toda a renda provém de links patrocinados e publicidade online tradicional. Além disso, a relativamente grande base de usuários provê clicks em banners de parceiros, gerando mais de dez dólares por click.

E nisso o cara estima que sua fortuna esteja avaliada em torno de TEN FUCKING MILLION DOLLARS.

Posso tirar duas conclusões a respeito dessa notícia.

1. A internet realmente é uma mina de ouro pra quem tem boas idéias. Parece que a bolha de 2000 já passou, e a febre 2.0 está longe de acabar. Orkut/MySpace/Facebook e outros exemplos mais recentes como o Last.fm, Anywhere.fm e Twitter são uma prova viva disso. No Go2Web20.net, existem centenas de sites 2.0 cadastrados e pelo menos um novo surge a cada dia, tentando desesperadamente abocanhar um pedaço desse mercado onde o "usuário é o dono".

2. Por outro lado, em uma coluna de John C. Dvorak na Info Exame de uns meses atrás, existe SIM um risco da internet implodir mais uma vez, e eu concordo plenamente. Empresas (e seus donos) tornam-se multimilionários com uma rapidez que a muito não se via. Será que o usuário médio de internet está pronto para isso? Será que nós queremos realmente ter o controle dos sites que acessamos? Postar nossas notícias e opiniões, compartilhar nossas músicas, interferir no layout?

Eu acho que não. A maioria não sabe nem usar email, e muitos até hoje se perguntam pra que serve o Orkut.

- Segundo, o que me deixa puto.

COMO DIABOS eu não tive essa idéia antes? COMO DIABOS o CEO do Facebook tem VINTE E TRÊS anos de idade e eu vou fazer VINTE E QUATRO (número de macho-chô) e CONTINUO POBRE?

Puta mundo injusto meu.

3 comentários:

Kelly disse...

Opa !
Olá primo, tudo bem contigo ??
Faz tempo que a gente não se fala heim ?!!! Nem sabia que vc tinha mudado de blog... hehehehe...
Tbém queroooo... trabalhar 10 hs e ganhar 10 milhões de dólares em um ano !!!! hauhauhuaauha.... POutz !! rs...
Beijinhuss e saudades !!

Lari disse...

Eu tb tenho 24 e sou pobretona... vai ver por isso a gente é amigo e se dá bem né Eric?? ahahahah

Eric disse...

Pois é gente, o esquema é ter uma boa idéia, alguns investidores malucos e pronto: milionários da noite pro dia. É a bolha, é a bolha...