Grandes momentos da Fórmula 1

Originalmente publicado em 4/10/2007, no lackofstyle.wordpress.com



Ok, não é segredo para ninguém que o meu esporte (e o do Galvão Bueno também) sempre foi o automobilismo - nunca fui praticante porém, por razões óbvias.

Inspirado pelo pega incrível (incrível é pouco… foi fucking unbelievable) de Felipe Massa e Robert Kubica, vasculhei no YouTube alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1, registrados na história recente da categoria. Personagens como Gilles Villeneuve (o ídolo-mor dos tifosi), Hakkinen (o gentleman), Mansell (o leão), Schumacher (maior campeão da F1) e Senna (dispensa comentários) desfilarão pelos vídeos abaixo.

Aos que apreciam uma boa pilotagem: enjoy.

1.Gilles Villeneuve vs Renè Arnoux
GP da França - Dijon 1979
Até hoje considerado o maior pega de todos os tempos, dura três voltas. É impressionante como os dois pilotos não cedem a ultrapassagem de jeito nenhum. Assistindo a esse vídeo, finalmente compreendi a razão do porquê de Villeneuve ser até hoje o queridinho da Ferrari. Pena que eu ainda não era nascido.



2.Ayrton Senna passa todo mundo na primeira volta
GP da Inglaterra - Donnington Park 1993
O rei da chuva, indiscutivelmente. Não me lembro de ter visto algum piloto que andasse em pista molhada dessa maneira. Analisando bem, parece até um jogo de corrida no very easy, tamanha a facilidade com que Senna ultrapassava seus adversários: Karl Wendlinger, Michael Schumacher, Damon Hill e Alain Prost (estes dois últimos com um carro MUITO superior, o lendário FW15 amarelo/azul com suspensão ativa) . Detalhe para as placas de publicidade da Sega, que na época era patrocinadora da Williams - mas que chegou a produzir um jogo chamado Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, que deve ter marcado a infância de muita gente por aí.



3.Felipe Massa vs Robert Kubica
GP do Japão - Fuji 2007
Um dos momentos mais emocionantes da F1 dos últimos tempos, lembra um pouco o pega entre Arnoux e Villeneuve. E a disputa foi pelo… 6º lugar! Ah se o Rubinho fosse assim…



4.Senna não deixa ninguém passar
GP da Inglaterra - Silverstone 1993
Essa é auto explicativa. Até o Briatore faz uma ponta, resmungando com a direção de prova.



5.Damon Hill vs Michael Schumacher
GP da Bélgica - Spa Francochamps 1995
Grande momento de Schumacher, resistindo a Hill em pista molhada, mesmo com pneus slick. Falem o que quiser do alemão, mas é fato que sua gana de vencer foi sua maior virtude (mesmo que levada às últimas conseqüências).



6.Piquet ultrapassa Senna com um drift
GP da Hungria - Hungaroring 1986
Taí, em um único vídeo, duas verdades absolutas foram quebradas: 1) não é possível ultrapassar em Hungaroring e 2) carro de F1 não faz drift.



Na época eu não tinha idade pra entender como Piquet conseguiu derrapar com um F1 turbo de 1000 cavalos. E continuo não entendendo até hoje.

7.Belas ultrapassagens
Vários
E pra finalizar, um apanhado com as mais belas ultrapassagens da F1. Tem a da Mansell contra Senna (com os dois lado a lado e faíscas voando) e a do Hakkinen contra Schumacher (com o Zonta no meio).


0 comentários: